top of page

Quando eu devo fazer psicoterapia

Atualizado: 28 de out. de 2023


bonequinhos simulando pessoas, um analista e um analisando
Quando eu devo fazer psicoterapia?

Esta é uma pergunta que todos deviam se fazer na vida e, quanto mais cedo, melhor.


Você pode estar se perguntando. - Mas então todos devem realizar psicoterapia?


Vou buscar responder isto para você neste artigo, mas para isto, é necessário lhe explicar para que serve a Psicanálise como psicoterapia.


A Psicanálise, quando manuseada adequadamente, ela é uma técnica que visa a "tirar" o que está sobrando. Então podemos dizer que ela tem o poder de tirar o acúmulo de coisas em nossa mente, em nossas emoções, onde o resultado será "ficar mais leve".


No dia a dia, nas convivências na família, no trabalho, na escola, vão acontecendo fatos que vão nos "acumulando", são sentimentos de pequenas coisas que acontecem, palavras ditas de forma errada, pequenas frustrações que ocorrem e que fazem parte deste processo que se chama viver. São coisas pequenas quando estão sozinhas, mas, juntando tudo dentro de um ser, isto começa a fazer diferença e a pesar.


Costumo dizer assim para que as pessoas consigam entender. Nenhuma criança de 7 anos fica depressiva, pois ainda não tem conteúdos frustrantes de vivência (mal resolvidos) acumulados. Já percebeu como uma criança esquece fácil das coisas que fazem para ela? O como é fácil lhe fazer sorrir? Como elas vivem a vida de forma mais leve e descomplicada?


Então, com a vida, com os acúmulos de coisas "mal resolvidas", de coisas que vamos buscando negligenciar e evitando de lembrar (pois são frustrantes). Pois bem, mas o fato de buscar a negligencia ou "jogar" estas frustrações para o inconsciente (esquecimento - recalque), não fará a energia delas sumir, muito pelo contrário, elas sempre estarão buscando uma forma de escape, pois são dinâmicas, não são estáticas.


Exatamente, nossos sentimentos e emoções são energias que são dinâmicas, isto é, estão em constante movimento, e quando estão recalcadas, vivem teimando em ressurgir. Vou explicar de uma forma que você entenda.


Sabe quando aquela pessoa te xinga e você, para ser socialmente correta (e socialmente é aconselhável esta atitude, pois não devemos dar vazão aos nossos impulsos, senão corre-se o perigo de ser preso por ter agredido alguém, entendeu?) engole a ofensa e vai embora explodindo por dentro? Pois bem, o momento passa, mas a energia do momento não, ele fica contido dentro de você.


Agora já dá para você entender o porque do "nada" você começa a sentir uma ansiedade inexplicável. É sinal que está precisando urgentemente de um tratamento de Psicanálise.


Agora creio que dá para dizer a você quando você deve realizar uma psicoterapia. Sempre é o momento de realizar a psicoterapia, principalmente para não deixar muita coisa acumulada dentro de você.


Mas infelizmente, as pessoas não entendem isto e somente procuram este tipo de serviço profissional quando está explodindo de tanta depressão, ansiedade, estresse, e mais um pouco. Se todos procurassem de tempos em tempos, sempre estariam saudáveis mentalmente e emocionalmente. Sem contar que, quando chegam a procurar, querem realizar em pouquíssimas sessões o que está acumulado de anos e anos, infância, adolescência e vida atual, tudo junto e misturado, uma bomba já em contagem regressiva.


Assim como nosso corpo necessita de que estejamos em constante manutenção, vitaminas, proteínas, tudo balanceado, nosso sistema nervoso também necessita de estar em manutenção.


Aí você pode dizer. Mas precisa de pagar? Sim, um profissional da área tem de ser pago, pois ele estuda para lhe dar suporte, continência, acolhimento, tudo na hora certa e em dosagens estratégicas. Lógico que você pode usar qualquer pessoa para isto, mas, a questão é, você confiaria seus assuntos mais obscuros, aqueles que você quer esconder até de você, para qualquer pessoa? Creio que você necessitará de alguém que haja de forma imparcial, sem preconceito, sem julgamento, e que irá dizer, quando necessário, argumentos que te levem a pensar, analisar, alguém que não vai buscar alisar o teu ego.


Isto é trabalho para um profissional e não pode ser qualquer profissional, pois tem muitos que apenas irão buscar falar o que você quer ouvir, afinal, ele só está preocupado em receber pelos 50 minutos.


Quando você deve procurar ajuda psicológica? Sempre.


Para resolver problemas familiares, problemas de relacionamentos, problemas no trabalho, problemas oriundos de crises internas, são tantos os prováveis motivos, como traumas, complexos, frustrações, luto, perda de emprego, mudanças radicais inesperadas, sempre é aconselhável buscar ajuda profissional. Estando sempre em dia, você poderá realizar poucas sessões, sem a necessidade de um tratamento longo.


Muitas vezes estes conflitos atingem o nosso corpo, podendo aparecer de tantas formas, são inúmeros os sintomas que podemos apresentar.


Se você ainda quiser aprender mais sobre este e outros assuntos, envie uma mensagem para mim, eu posso oferecer a você o curso SER PLENA ou o atendimento Psicanalítico Clínico, tanto online, quanto presencial. Aqui mesmo no site você consegue entrar em contato comigo, pelas redes sociais.


Serva Rosemary Gomes

Clínica Psi Rosemary Gomes



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page