top of page

ID EGO SUPEREGO, o que sou

Atualizado: 28 de out. de 2023


três rostos femininos de ângulos diferentes
ID EGO SUPEREGO, o que sou?

Se você é uma pessoa espiritual, acredita que possui uma alma.


Mas, será que há uma explicação, de caráter um pouco mais científico, para explicar isto?


A resposta é sim, há. E vamos ver sobre isto nesta matéria. Fica aqui comigo e entenda um pouco mais sobre você mesmo.


Sigmund Freud foi um neurologista, judeu e que foi o responsável por criar a técnica da Psicanálise, muitos a chamam de ciência, outros torcem o nariz ao ouvirem isto. Mas isto não tira a importância que a Psicanálise oferece no combate contra transtornos que nos fazem sofrer, como depressão, ansiedade, fobias e etc.


Nesta matéria iremos falar das estruturas que "governam" o homem, o ID, o EGO e o SUPEREGO, creio que depois de conhecer sobre isto, você conseguirá se olhar de uma outra forma, conseguindo se entender melhor.


O ID é a primeira estrutura a ser formada no ser humano, é a estrutura mais primitiva, este é governado pelo princípio do prazer. O ID não se preocupa se o que ele deseja é apropriado para o momento.


Uma criança pequena, até mais ou menos uns 2 anos de idade (pois varia de ser para ser), não se preocupa se o que deseja pode ou não pode ser possuído, se é o momento certo ou não, se é correto ou não, apenas quer, isto ocorre porque é totalmente dominada pelo ID.


Essa criança ainda não tem as outras estruturas (iremos falar delas daqui a pouco) formadas para regular as ações. Por isto que uma criança quando quer algo, simplesmente quer e pronto, e o pequenininho já sabe fazer birra para conseguir o que quer, os seus sentimentos, emoções e ações são movidos pelo princípio do desejo, este é o ID.


Lógico, esta criança vai crescer e desenvolver as outras estruturas para regular a sua personalidade. Mas, e quando vemos um adulto querendo algo mesmo sabendo que não pode, ou que é inconveniente, ou que não é o momento? Bem, agora você sabe que este adulto está, no mínimo desestruturado, pois está dominado pelo ID. Nestas condições, com certeza será um adulto que não saberá lidar com as frustrações e as negativas da vida. Provavelmente será impulsivo e inconsequente. Precisará de cuidados para alcançar o equilíbrio.


Agora iremos falar de uma estrutura que começa a se formar, um pouco depois do ID, o EGO.


Esta estrutura é responsável por equilibrar o ser em acordo com o meio em que vive. O EGO é governado pelo princípio de realidade. É o EGO que é responsável por orientar sobre os perigos no mundo exterior que se encontra à nossa volta, que indica a hora certa de "desejar" algo, que também indica o local certo. Por exemplo, uma criança de uns 3 a 4 anos de idade já tem noção que o fogo queima, que a tomada dá choque, que não pode sair correndo numa escada. É o EGO que auxilia em nossa sensibilidade para com o mundo exterior.


E o SUPEREGO, que é a última estrutura a ser formada, o que faz?


Ele é o que governa o senso de moral, de sociabilidade, e também os conceitos cívicos e religiosos. Esta estrutura é responsável pelos aprendizados e interiorizações de julgamentos, de comportamentos culturais e sociais. É o SUPEREGO que regulamenta o que aprendemos com nossos pais e com a sociedade. Nossos limites são estabelecidos por ele.


O que ocorre quando esta estrutura é dominante e se encontra em desequilíbrio? Provavelmente fará com que a pessoa seja, muito autocrítica, extremamente crítica e muitas vezes extremamente moralista. Sabe quando a pessoa é extremamente religiosa? Então, é o SUPEREGO que é o culpado.


Irei agora voltar a falar do EGO, pois esta estrutura além de limitar em acordo com o meio em que se vive, também é a estrutura que equilibra e controla os desejos do ID e os julgamentos e censuras do SUPEREGO. Dá para se ver que o EGO é uma estrutura importante, e que ocasiona muitos problemas quando não se encontra equilibrada.


Uma pessoa com o EGO enfraquecido, terá, com certeza, problemas psicológicos (emocionais).


O que devemos fazer quando sentimos que estamos com problemas psicológicos? Devemos procurar um psicoterapeuta, para que através de um tratamento, possamos conseguir equilibrar o nossa estrutura psíquica (ID, EGO, SUPEREGO).


Normalmente quando temos estas estruturas em desequilíbrio, além de apresentarmos problemas emocionais, apresentaremos problemas fisiológicos, como exemplo, podemos citar formigamento nas mãos, "sensação" de palpitações no coração, sudorese, etc. Pois as emoções estão em conflito e devido a isto somatiza, isto é, ataca em forma de sintomas o nosso corpo.


Ansiedade, depressão, pânico e fobias, são consequências de uma construção estrutural psicológica desestruturada. Os traumas, são ótimos marcadores psicológicos em nossas estruturas, e os mecanismos de defesa, podem nos defender, mas, quando estamos desestruturados, acabam por nos prejudicar mais ainda.


Somos uma máquina, temos um corpo e uma alma (ID, EGO, SUPEREGO) e ambos precisam de cuidados.


Saiba que o psiquiatra é o médico que irá receitar os remédios para controlar os sintomas que te fazem sofrer, mas, o psicoterapeuta é que pode buscar uma solução para o seu problema, e a Psicanálise é excelente para investigar e analisar o que houve com a suas estruturas e te direcionar para um melhor equilíbrio.


Clínica Psi Rosemary Gomes

Psicanalista Serva Rosemary Gomes


Clique no slogan abaixo e marque um tratamento.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page