top of page

Psicanálise cristã, isto existe?

Atualizado: 28 de out.


livro com paisagem saindo dele e uma árvore plantada sobre as folhas
Psicanálise cristã, isto existe?

Não, religião é religião, psicanálise é psicanálise.


Mas ambas caminham juntas. Vou explicar:


A psicanálise é baseada em estudos, análises e investigações, de tudo que perturba ou tranquiliza o anímico (alma).


A psicanálise foi desenvolvida com a finalidade em levar o paciente a conseguir conviver com seus problemas, frustrações de forma a não ter todas essas emoções mal resolvidas, agredindo o seu soma (corpo).


A psicanálise é um método investigativo ao qual considera o ser em sua integralidade, ou seja, considera os seus métodos se baseando no corpo e na alma, se preocupando com os sintomas, mas buscando a causa para os mesmos. A psicanálise leva em consideração a interação do indivíduo no meio em que vive, seus relacionamentos e comportamentos, mas também valoriza o que está esquecido (recalcado) no seu inconsciente. Podemos dizer que enquanto a psicologia se preocupa apenas com a higiene do meio em que o indivíduo vive, a psicanálise analisa a construção psicológica deste indivíduo, não desconsiderando o meio atual em que vive.


Mas a pergunta continua. O que tem haver psicanálise e religião, e existe Psicanálise Cristã?


Não existe Psicanálise Cristã, vou explicar porque. A psicanálise visa investigar e analisar a construção de um indivíduo, ou seja, conhecer o sujeito que está dentro daquele corpo. Para que este indivíduo fosse construído, houve a necessidade de relacionamentos e, quando falamos de relacionamentos, estamos falando de tudo aquilo que é transferido para o indivíduo durante toda a sua vida, principalmente nos seus primeiros anos de vida, o que foi transferido pela família, pela sociedade, nisto estamos falando de cultura, de crenças e afins.


Logo religião é algo multifacetado, ou seja, inúmeras crenças temos espalhadas, e com certeza a crença em que um indivíduo foi construído afetou o seu desenvolvimento.


Há de se entender que em psicanálise é importante investigar as crenças do indivíduo que está em análise, mas a clínica não é o lugar adequado para se evangelizar alguém para o cristianismo. Devido a isto, não pode existir Psicanálise Cristã.


Pois psicanálise é um processo de investigação, análise e uma possível reformulação do indivíduo que está na clínica, onde se deve buscar auxiliar este indivíduo na sua melhor reconstrução possível, e isto independe de religião, mas depende em o que ele crê e como foi ensinado, ou seja, todas as experiências passadas são importantes, o que viu, ouviu, reprimiu, assim como todo o significado que ele deu a tudo que vivenciou.


Ou seja, a clínica não é local de se ensinar os Evangelhos, salvo se o analisando consentir, é lógico.


Então a religião é importante na investigação de todo e qualquer indivíduo. No que ele crê, no que ensinaram ele a crer, assim como as vivencias e as culturas, tudo vem para análise, tudo vem para a clínica, tudo é investigado e analisado.


Então definitivamente, não existe Psicanálise Cristã, mas existem cristãos que fazem psicanálise.


Se você precisa de uma análise psicanalítica, independente de em qual crença você foi construído(a), marque uma consulta.




Por

Psic Serva Rosemary Gomes

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page