top of page

Oneomaníaco, o que é isto?

Atualizado: 28 de out. de 2023


mulher contrariada e com várias sacolas de compras na mão sobre as costas
Oneomaníaco, o que é isto?

Qual é a diferença entre ser consumista de ser oneomaníaco?


Vamos agora aprender esta diferença.


A pessoa que é consumista, compra de forma consciente, e tem prazer tanto na hora da compra, quanto na hora de utilizar na presença das pessoas o seu objeto de consumo. Não apresenta sofrimento, nem antes de comprar e nem após a compra. O consumista pode até calcular errado os seus gastos e se encontrar em aperto financeiro, mas sempre serão situações que com disciplina se resolvem.


Mas com o oneomaníaco não é assim que ocorre. Primeiramente, ele geralmente sofre tanto na hora da compra, quanto na hora de consumir o que comprou. Vamos entender.


Normalmente o oneomaníaco sofre para realizar suas compras, pois mesmo que a sua consciência diga para não realizar as compras, as suas pulsões são tão fortes que dominam a situação. Geralmente as compras são realizadas como uma forma de descarregar sentimentos de frustração, decepção, angústia, tristeza, considerando que com as compras, se voltará a ter alívio. Mas isto não acontece, muito pelo contrário, a situação piora, tanto emocionalmente, quanto financeiramente.


O oneomaníoco normalmente é uma pessoa que já sofre de transtornos de ansiedade, depressão, etc., e com a mania de consumo, e de gastos, isto piora a situação, agravando todo o estado geral desta pessoa. O oneomaníaco não é um irresponsável, mas é uma pessoa que necessita de ajuda psicológica.


Como saber se sou um oneomaníaco?


- se você realiza as suas compras de forma desenfreada, comprando muito mais do que necessita, muitos itens iguais, itens ao qual nem chega a usar, você precisa investigar isto;

- se você ao comprar, quando chega em sua casa, sente vergonha de seus familiares, sentindo a necessidade de esconder o que comprou, também é um bom motivo de análise;

- se você compra facilmente presentes, sem nem mesmo ter ocasião para isto, aconselho analisar estes hábitos e investigar os motivos reais que lhe levam a presentear tanto as pessoas assim;

- se na hora que está comprando você sente uma agitação, porém, após a compra, bate o arrependimento inexplicavelmente, chegando até mesmo à agitação dar lugar a uma tristeza, TEM de investigar isto.


O que a psicanálise pode lhe ajudar neste caso:


A psicanálise é uma técnica de análise e investigação, que, utilizada para este fim, pode buscar a compreensão do que leva o indivíduo a ter estas atitudes, ou seja, investiga a causa, que normalmente é de ordem psicológica, podem ser traumas, decepções, complexos, inseguranças, são tantas as possibilidades que podem levar uma pessoa a agir desta forma, cada “caso é um caso”.

O que tem de ficar claro é que isto é uma doença, que normalmente é impulsionada por problemas psicológicos não resolvidos. É a forma de o indivíduo buscar alívio para o seu sofrimento. O problema é que não resolve e acaba gerando problemas ainda maiores e agravando os já existentes.


Devemos entender que a pessoa que sofre com isto, tem toda a sua vida envolvida neste transtorno. Tudo vai ficando abalado, finanças, emprego, relacionamentos, podemos dizer que vai virando uma “bola de neve”.


Se você acha que sofre com isto e quer fazer um tratamento para analisar e investigar, procure a Psi Serva Rosemary Gomes, que irá de uma forma calorosa, porém firme e objetiva, te ajudar a encontrar o seu ponto de equilíbrio.


E o que a Bíblia diz sobre isto?
Matheus 6
25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.


Por

Psi Serva Rosemary Gomes




Whatsapp (35) 99704-0628 para mais informações.


Instale gratuitamente o aplicativo e tenha artigos como este e muito mais na palma da sua mão.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page